Notícias

ISI Soles apresenta coleção de solas inclusivas pela cor

ISI Soles apresenta coleção de solas inclusivas pela cor

As novas solas incluem um símbolo gráfico que ajuda os daltónicos a compreender a cor dos sapatos que compram.

Apresentou hoje na Lineapelle, em Milão, a nova coleção de solas, que pretende ajudar as pessoas daltónicas a melhor compreenderem a cor dos sapatos que compram. 

Esta coleção resulta de uma parceria com a ColorADD, um Sistema de Identificação das Cores que procura garantir a plena integração de um público daltónico sempre que a cor é fator determinante na comunicação. Desenvolvido com base nas três cores primárias representadas através de símbolos gráficos, o código ColorADD assenta no conceito de “adição de cores”, permitindo ao daltónico relacionar os símbolos e facilmente identificar toda a paleta. O branco e o preto surgem para orientar as tonalidades claras e escuras. O código torna-se num “jogo mental” simples e fácil de memorizar e aplicar em situações do dia-a-dia!

As solas da nova coleção da ISI Soles possui um símbolo gráfico, desenvolvido pela ColorAdd, que representa a cor das solas. São, por isso, solas inclusivas pela cor.

“O daltonismo é uma condição que afeta milhões de pessoas no mundo. É difícil imaginar ir a uma loja comprar sapatos ou vestuário e não conseguir distinguir as cores. Com o código de cores da ColorADD, os daltónicos conseguem compreender as cores dos sapatos que compram”, disse Vitor Mendes, CEO da ISI Soles. “Quando tivemos conhecimento do projeto ColorADD, tentamos logo perceber e avaliar a possibilidade de o aplicar nas nossas solas. E foi assim que nasceu esta coleção de solas inclusivas pela cor. Nós apenas fabricamos solas. Demos o primeiro passo. É agora importante que o resto da indústria do calçado, as marcas de moda, adotem também, nos restantes componentes do sapato, este código de cores, tornando os sapatos mais inclusivos”, observou.

Estima-se que 350 milhões de indivíduos (cerca 10% da população masculina mundial e 0,5% da população feminina) sejam daltónicos.